Monitoria

Exercício de Monitoria constitui-se espaço de atuação interdisciplinar para ampliação e aprofundamento das competências inerentes à função social e docente do futuro licenciado em Pedagogia e em Letras Português/Inglês.

A Monitoria possibilita a experiência da vida acadêmica promovendo:

I – A participação em diversas funções da organização e desenvolvimento das disciplinas do curso, além de treinamento em atividades didáticas, conforme as normas estabelecidas neste Manual.

II – Contato com a cultura institucional: abertura para o diálogo promotor de integração entre os discentes; realização de tarefas que ativam a responsabilidade profissional; regulação da postura docente comunicativa; elevação da auto-estima do aluno, cujo cabedal intelectual está sendo valorizado.

III – Um espaço especial para o desenvolvimento de uma prática tutelada, que ajudará o aluno a ganhar segurança, superar suas limitações, ampliar suas competências, assumindo a condição de sujeito do processo cognitivo, compartilhado saberes e experiências com os professores e seus pares.

IV – Contato com a cultura institucional: abertura para o diálogo promotor de integração entre os discentes; realização de tarefas que ativam a responsabilidade profissional; regulação da postura docente comunicativa; elevação da auto-estima do aluno, cujo cabedal intelectual está sendo valorizado.  É denominado aluno-monitor, o estudante de graduação escolhido para exercer atividades técnico-didáticas junto a determinada disciplina. O monitor não substitui o professor da disciplina.

O Programa de Monitoria é desenvolvido através de Projetos de uma ou mais disciplinas dos cursos de graduação, elaborados e executados pelos Departamentos Acadêmicos, em consonância com o Projeto Pedagógico do Curso. O programa abrange a Monitoria não remunerada